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Teses e Dissertações

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Couto, Edilece Souza

Tempo de Festas: Homenagens a Santa Bárbara, N. S. da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940)

A pesquisa teve como principal objetivo estudar as festas de Santa Bárbara, N. S. da Conceição e Sant’Ana, em Salvador. Apesar das características comuns, cada uma possui suas especificidades. Em 4 de dezembro, Santa Bárbara abre o calendário dos festejos religiosos populares de verão. É festejada pelos comerciantes e trabalhadores dos mercados. No mesmo período, os baianos se dedicam ao culto a N. S. da Conceição. A procissão do dia 8 de dezembro é organizada pela irmandade. Em janeiro de 1824, os pescadores do arrabalde do Rio Vermelho começaram a cultuar Sant’Ana. Os veranistas realizavam desfiles em carros alegóricos, bailes e batalhas de confete e lança-perfume, fazendo da festa católica um prenúncio do Carnaval.

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David, Onildo Reis

O inimigo invisível: a epidemia do cólera na Bahia em 1855-56

A Bahia viveu uma devastadora epidemia de cólera-morbus nos anos de 1855-56. O fato causou medo e pânico na população, que desconhecia completamente a doença, opiniões especializadas, dos médicos, não estavam em melhor situação, especulavam desorientados sobre suas causas e formas de tratamento. O flagelo desorganizou a economia, alterou as relações afetivas e modificou comportamentos seculares, a exemplo do abandono do tradicional costume de enterros nas igrejas.

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Souza, Jacó dos Santos

Vozes da abolição: escravidão e liberdade na imprensa abolicionista cachoeirana (1887 – 1889)

Este estudo analisa a atuação da gazeta abolicionista O Asteróide no movimento antiescravista cachoeirano, entre os anos de 1887 e 1889. Por meio da leitura desse periódico, buscamos entender como a luta antiescravista se desenrolou na cidade de Cachoeira e os encaminhamentos da abolição defendidos pelo jornal. Ao mesmo tempo, analisamos os projetos políticos defendidos pela redação do periódico depois da abolição.

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Brito, Jailton Lima

A abolição na Bahia: uma história política - 1870 -1888

Era domingo em Salvador e grandes manifestações de rua aconteciam em comemoração a promulgação da Lei Áurea que colocava um ponto final na escravidão no Brasil. 0 Diário da Bahia, um dos grandes jornais da época, assim noticiou os acontecimentos, na edição de 15 de maio de 1988.

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Sotero, Edilza Correia

Representação política negra no Brasil pós-Estado Novo

Este trabalho propõe uma análise de experiências políticas de lideranças do Partido Comunista do Brasil (PCB) e de ativistas ligados aos movimentos sociais negros, com o objetivo de compreender os processos relacionados ao surgimento de interpretações sobre raça e nacionalidade que foram operacionalizadas no campo da política pelos dois grupos, durante o período de abertura democrática seguinte ao final do Estado Novo, resultando em estratégias diferenciadas. De um lado, ativistas negros tenderam a enfatizar sua própria condição racial ao se apresentarem como representantes dos negros, esperando atrair o voto dessa parcela de eleitores, o que resultaria no surgimento do voto racial, enquanto fenômeno eleitoral no país. Por outro, comunistas se apoiaram no discurso voltado para o povo na construção de sua atuação político-partidária, sem, contudo, ignorar o debate sobre a situação da população negra na sociedade brasileira. A hipótese central para investigação das experiências de comunistas e ativista negros foi de que eles concorreram na cena política nacional com variações da noção que negro é povo no Brasil.

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