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Risério, AntonioCarnaval: as cores da mudança.O Brasil não é "o país do carnaval", como se lê no título do romance de Jorge Amado - e sim um país de "muitos carnavais", como se ouve na canção de Caetano Veloso.
Bahia. Secretaria de Cultura. IPACCarnaval de MaragojipeNo ano de 2007, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, do município de Maragojipe, encaminhou ao IPAC, solicitação para o registro do Carnaval daquela cidade.
Bahia. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.Fundação Pedro Calmon. Assessoria de ComunicaçãoCatálogo Carnaval Ouro NegroCarnaval Ouro Negro é um dos programas mais significativos criados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ele é um justo apoio a um conjunto de manifestações – afoxés, blocos afro, de samba, de percussão, de reggae de Salvador e Feira de Santana – vital ao carnaval contemporâneo da Bahia.
Bahia. Secretaria de Cultura. IPACFesta da Boa MorteEste estudo sobre a Festa da Boa Morte, manifestação característica da religiosidade popular que acontece todos os anos na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, foi norteado pela premissa de que o bem cultural, como todo o signo, tem um imprescindível suporte físico - dimensão material que é o supote de comunicação; uma estrutura simbólica que lhe dá sentido.
0001.jpg.jpgBahia. Secretaria de Cultura. IPACFesta de Santa BárbaraNa cultura afro-brasileira, no dia 04 de dezembro o povo da Bahia celebra o rubro sangue que ferve nas veias das belas mulheres rebeldes libertadas, senhoras de suas próprias cabeças.
Mendes, Érika do Nascimento PinheiroA LAVAGEM DAS ESCADARIAS DO NOSSO SENHOR DO BONFIM DA BAHIA: IDENTIDADE E MEMÓRIA NO FINAL DOS OITOCENTOS.Este artigo analisa a importância da lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o significado dessa comemoração como um lugar de memória e a relevância dessa para a elaboração e reelaboração de identidades, no final do século XIX.
Lima, Zélia Jesus deO papel das mulheres negras/baianas (entidades) no cortejo da festa do Bonfim sob a ótica da mídia publicitária.O objetivo deste artigo é discutir o papel das mulheres negras/baianas (representantes dos terreiros de Candomblé) no cortejo da festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, nas últimas décadas do século XX, associado à publicidade
Albuquerque, Wlamyra Ribeiro deSantos, deuses e heróis nas ruas da Bahia: identidade cultural na Primeira RepúblicaEste artigo trata da religião e religiosidade negra como identidade cultural no pós-abolição.
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