Navegar por assunto Fotografia
Mostrar resultados 1-12 de 12.
Pré-visualizar | Autor(es) | Título | Resumo | | Guerra, Sergio | Canudos/Belo Monte: imagens contando história | O artigo analisa conhecido a Guerra de Canudos a partir das imagens produzidas pelo fotógrafo
Flávio de Barros, que acompanhou o comando do exército invasor durante o conflito. |
| Aguiar, Joselia Bastos de; Meneses, Ulpiano Toledo Bezerra de (Orientador) | O corpo das ruas: a fotografia de Pierre Verger na construção da Bahia iorubá | Este estudo investiga a atuação do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996) com o propósito de compreender a relação entre suas fotografias da Bahia e as tentativas de definir, por meados do século XX, uma identidade baiana. Vista muitas vezes como calcada na herança iorubá, mas quase sempre tratada quase como uma essência mística por escritores, músicos, artistas, cronistas e cientistas sociais, esta imagem foi mais tarde apropriada pela política, economia (incluído o turismo), mídia e indústria cultural. No entanto, a singularidade da Bahia revela-se, nas lentes de Verger, como concreta, territorialmente encarnada, expressando-se no corpo e na corporalidade dos próprios lugares, de herança africana sim, mas sem traços explícitos iorubá. |
| VILLELA, Alvaro; CASTRO, Emanuel; RAMOS, Cleidiana; CORDEIRO, Mario | FACES | - |
| Coster, Eliane | Fotografia e candomblé: modernidade incorporada? | A presente dissertação apresenta algumas reflexões sobre as relações existentes entre o candomblé e a fotografia. |
| Castillo, Lisa Earl | A fotografia e seus usos no candomblé da Bahia | A fotografia nos terreiros é frequentemente entendida apenas como uma prática
externamente imposta, o que teria dado origem às conhecidas restrições sobre a fotografia
que se encontram em muitas casas. Este artigo examina os usos da fotografia no candomblé,
mostrando que apesar de existirem receios reais, alguns gêneros específicos de imagens
são valorizados nos terreiros desde o século XIX. As diversas atitudes sobre a fotografia
e as práticas envolvendo elas são marcadas por uma epistemologia híbrida, influenciada tanto por valores africanos quanto pelo contexto social no qual o candomblé surgiu no Brasil. |
| Previtalli, Ivete Miranda; Alves, Syntia | Fotografia: ver e ser visto no candomblé | Do intercâmbio cultural dos escravos e ex-escravos africanos que foram para o Brasil e o contato com os europeus e povos indígenas da terra, surgiram as diversas modalidades de religiões afro-brasileiras,dentre elas, o candomblé, o batuque, o tambor de mina,o xangô, entre outras. |
| Guadagnuci, Joyce; Bruzzo, Cristina (Orientadora) | O fotojornalismo em questão : análise das fotografias de Canudos 100 anos para além do gênero | O presente trabalho compreende um estudo, deflagrado por uma inquietação em relação aos conceitos e regras que definem o fotojornalismo, sobre o livro de fotografias Canudos 100 anos, de Evandro Teixeira. |
| CIRILO, BENEDITO; ARAÚJO, Caroline Nascimento; REIS, Vanessa dos Santos; PASSOS, Walter Mauro Soares; NASCIMENTO, Juraci Santos do | Genealogia dos vazios - Registros Fotográfico de espaços públicos e de cultura da cidade de Salvador durante a pandemia pelo COVID-19 | É um projeto pensado, elaborado e executado entre os anos 2020 e 2021, a partir dos desdobramentos causados pelo Covid-19 e suas consequências. No projeto, as evidências da passagem da pandemia são marcadas nos espaços públicos, agora alterados em seu conteúdo e forma, na ausência dos corpos, na perspectiva de uma cidade fantasma, no desvelar de um novo mundo, agora sob confinamento em função da ameaça às vidas. A genealogia dos vazios é, a consequência e prova em forma de narrativa fotográfica de um momento que tomou a cidade de Salvador, do Estado da Bahia, do Brasil….do planeta. |
| Koutsoukos, Sandra Sofia Machado; Schiavinatto, Iara Lis Franco (Orientadora) | No estudio do fotografo : representação e auto-representação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do seculo XIX | A proposta desta tese é estudar as representações e auto-representações de pessoas negras livres, forras e escravas produzidas em estúdios de fotografia no Brasil da segunda metade do século XIX. |
| Rolim, Iara Cecilia Pimentel; Correa, Mariza (Orientadora) | O olho do rei : imagens de Pierre Verger | O tema central desta dissertação é o entendimento do olhar de Pierre Verger e a objetivação deste através da fotografia, como estando atrelado, no decorrer de sua trajetória de vida, à sua interação com um contexto específico. O trabalho se desenvolve com a junção de problemas relativos à representação imagética, como uma linguagem própria, com questões referentes ao contexto, como base possível de levantamento de possibilidades do direcionamento do olhar de Pierre Verger. |
| MENEZES, Mônica; FERNANDES, Sarah; SALES, Fábio; MOTA, Julia; BRITTO, Milena; KERSLEY, Sarah Rebecca | Pequeno álbum de silêncios | Neste Pequeno álbum de silêncios,
de Mônica Menezes e Sarah Fernandes, onde
os poemas examinam um passado, mergulhando-
o no presente e, onde as fotografias
surgem como diálogo, tal qual uma lupa,
tudo parece se aproximar do espaço exato do
tempo. Passado e presente, juntos, enlaçamse
e geram a memória de um futuro |
| Álvarez López, Laura (editora); Thylefons, Markel (editor); Wedel, Johan (editor) | Stockholm Review of Latin American Studies | Textos de vários autores,como Lisa Earl Castillo, Márcia Leitão Pinheiro, Nahayeili Juárez Huet entre outros, abordando expressões e representações da religiosidade africana na diáspora. |
Mostrar resultados 1-12 de 12.
|