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Navegar por assunto Diáspora africana

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Aguiar, Joselia Bastos de; Meneses, Ulpiano Toledo Bezerra de (Orientador)O corpo das ruas: a fotografia de Pierre Verger na construção da Bahia iorubáEste estudo investiga a atuação do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996) com o propósito de compreender a relação entre suas fotografias da Bahia e as tentativas de definir, por meados do século XX, uma identidade baiana. Vista muitas vezes como calcada na herança iorubá, mas quase sempre tratada quase como uma essência mística por escritores, músicos, artistas, cronistas e cientistas sociais, esta imagem foi mais tarde apropriada pela política, economia (incluído o turismo), mídia e indústria cultural. No entanto, a singularidade da Bahia revela-se, nas lentes de Verger, como concreta, territorialmente encarnada, expressando-se no corpo e na corporalidade dos próprios lugares, de herança africana sim, mas sem traços explícitos iorubá.
Oliveira, Waldir Freitas; Lima, Vivaldo CostaEnquanto isso, do outro lado do mar... os Arókin e a Identidade IorubáOs 300 anos de resistência negra no Brasil representam um trabalho histórico difícil (mas coroado de sucesso) de preservação de heranças Culturais trazidas da África.
Vidal, Luiza Inah de AlmeidaPierre Verger e Manuel Querino: a valorização da herança africana na formação cultural de SalvadorEste ensaio compõe a edição n° 4 da Revista Resgate da Memória. Este artigo trata sobre os textos “Um olhar na mão: imagens e representações de Salvador nas fotografias de Pierre Verger” de Stéphane Rémy Malysse e “O uso de fotografia de africanos no estudo etnográfico de Manuel Querino” de Christianne Silva Vasconcellos. Discute de que forma o negro é retratado na sociedade brasileira, os padrões preestabelecidos, a forma como eles se veem representados na comunidade, e principalmente os preconceitos com relação aos negros da periferia das grandes cidades do Brasil.
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