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Pré-visualizarAutor(es)TítuloResumo
-Bembé do MercadoO objetivo do Caderno "Bembé do Mercado" é informar´à sociedade os elementos que compõe o bem cultural chancelado como Patrimônio Imaterial Baiano em 2012, através do decreto n°14.129. O Bembé reúne mais de 40 candomblés de diferentes nações em um barracão armado e sacralizado ao longo do Mercado da Cidade de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, para celebrar o fim da escravidão, comemorar as constantes lutasque seus ancestrais travaram contra o cativeiro, imprimir suas próprias cores aos festejos do pós-abolição e reverenciar os orixás Xangô, Iemanja e Oxum. Esta celebração, segundo a tradição, renova o axé, reestabelece a força vital da cidade, evitando infortúnios e tragédias, trazendo a paz e alegria para todos.
Santos, Henrique Sena dosNotas sobre a popularização do futebol em salvador, 1901 – 1912Neste trabalho analisamos alguns aspectos que abarcaram a difusão e popularização do futebol em Salvador entre 1906 e 1912. Através da leitura de jornais da época indagamos como este esporte, introduzido pelas elites locais em um esforço civilizatório, foi apropriado pelos populares e incorporado ao seu universo cultural constituindo-se, portanto, em uma forma de resistência popular à hegemonização de uma cultura moderna pelas elites.
Caymmi, Stella Teresa Aponte; Diniz, Júlio Cesar ValladãoO portador inesperado – a obra de Dorival Caymmi (1938-1958)O portador inesperado – a obra de Dorival Caymmi (1938-1958) é uma investigação que tem por objetivo traçar um mapeamento parcial da recepção da crítica cultural à obra de Dorival Caymmi, compositor e cantor da Música Popular Brasileira, de 1938 a 1958, a partir da descrição de horizontes de expectativa subjacentes à circulação da produção do artista baiano. Este período compreende desde a estréia do artista no Rio de Janeiro até o surgimento da Bossa Nova, responsável pela mudança da canção popular brasileira nos anos 1950.
Falcón, Maria Bárbara VieiraO REGGAE DE CACHOEIRA PRODUÇÃO MUSICAL EM UM PORTO ATLÂNTICOEste trabalho traz uma investigação da trajetória do Reggae em Cachoeira – cidade do Recôncavo baiano – identificando e descrevendo artistas e grupos que passaram a partir da década de 80 a adotar o ritmo como expressão estética preferencial. A pesquisa se dispõe a tratar do processo de troca simbólica e material dessa versão local da cultura negra do Atlântico, centrando-se no processo de (re) construção de identidades, tendo uma conexão com a indústria do lazer e da música.
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