Navegar por assunto Carnaval - Bahia
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Pré-visualizar | Autor(es) | Título | Resumo | | Filgueiras, Vitor Araújo | Capitalismo no carnaval de Salvador : o trabalho precário dos “cordeiros” | O presente trabalho analisa a empresa capitalista denominada bloco de carnaval,
especificamente, o bloco de corda no carnaval de Salvador, Bahia.
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| Risério, Antônio | CARNAVAL: AS CORES DA MUDANÇA | Este artigo realiza comparações entre os diversos modelos de carnaval |
| Risério, Antonio | Carnaval: as cores da mudança. | O Brasil não é "o país do carnaval", como se lê no título do romance de Jorge Amado - e sim um país de "muitos carnavais", como se ouve na canção de Caetano Veloso. |
| Bahia. Secretaria de Cultura. IPAC | Carnaval de Maragojipe | No ano de 2007, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, do município de Maragojipe, encaminhou ao IPAC, solicitação para o registro do Carnaval daquela cidade. |
| Bahia. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.Fundação Pedro Calmon. Assessoria de Comunicação | Catálogo Carnaval Ouro Negro | Carnaval Ouro Negro é um dos programas mais significativos criados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ele é um justo apoio a um conjunto de manifestações – afoxés, blocos afro, de samba, de percussão, de reggae de Salvador e Feira de Santana – vital ao carnaval contemporâneo da Bahia. |
![0001.jpg.jpg](/jspui/retrieve/1578/0001.jpg.jpg) | Bahia. Secretaria de Cultura. IPAC | Desfile de Afoxés | Este estudo sobre o Desfile dos Afoxés, expressão característica do Carnaval baiano e cujas raizes estão vinculadas à religiosidade afr0-baiana, parte das premissas de que o bem cultural, como todo signo, exige um suporte físico. |
| Lobato, Lúcia Fernandes | Malê Debalê: uma origem, uma tribo, uma festa | Neste artigo são apresentados os elementos constitutivos que motivaram a fundação, em 1979, do bloco afro Malê Debalê, que, por suas ações espetaculares, principalmente no carnaval baiano, se tornou a entidade mais representativa da cultura negra de Itapuã. O bloco é identificado ao conceito maffesoliano de “tribo”, são descritos os símbolos de sua prática espetacular, reconhecidos por sua presença na vida política e cultural de Salvador e evidencia-se a importância do caráter festivo na constituição e na renovação constante do grupo. |
| Pinho, Osmundo Santos de Araujo; Arantes Neto, Antônio Augusto (Orientador) | O mundo negro : socio-antropologia da reafricanização em Salvador | Neste trabalho, o autor procura explorar de modo abrangente e crítico as implicações teóricas e os conteúdos empíricos associados a rubrica do processo conhecido como Reafricanização da cultura e da política em Salvador, BA. Esta Reafricanização está entendida como uma transformação global e complexa, ancorada em processos históricos determinados, das relações raciais em Salvador, da auto-imagem dos negros e negras e da própria "cultura baiana", assim como representa uma série de desdobramentos no plano das representações, dos discursos e da agência social manifestada naquele contexto.Como um processo histórico complexo a Reafricanização foi discutida em quatro campos de abordagem. |
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