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Navegar por assunto Bahia - Século XIX

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Albuquerque Júnior, Durval Muniz deDomingos Sodré, um sacerdote africano: escravidão, liberdade e candomblé na Bahia do século XIX.O livro se propõe a fazer um exercício de micro-história, pois toma como fio condutor da análise a vida de um africano liberto que viveu na Bahia do século XIX, e a partir da biografia desse ex-escravo que se tornou uma importante figura entre a população africana da cidade.
Reis, João JoséA elite baiana face os movimentos sociais, Bahia 1824-1840O processo de desligamento do Brasil em relação à metrópole portuguesa tem sido estudado, sobretudo, da perspectiva que vê na elite nativa o único grupo social que contribuiu para a dinâmica desse pro- cesso. Porem, se é essa elite quem vai, finalmente, dirigir o afastamento político entre o Brasil e Portugal, as contradições metrópole-colônia, que se intensificaram em fins do século dezoito e início do dezenove, esconderam sob sua carapaça ideologias e estratégias políticas divergentes.
Parés, Luis NicolauO mundo Atlântico e a constituição da hegemonia nagô no Candomblé baianoOs dados históricos indicam que práticas religiosas jejes e nagôs, originárias da África ocidental, já estavam consolidadas em Salvador (Bahia, Brasil) na década de 1860, sugerindo que sua organização se deu durante o período de tráfico de escravos.
Ferreira, Jackson“Por hoje se acaba a lida”: suicídio escravo na Bahia (1850-1888)Este artigo trata do suicídio escravo durante a segunda metade do século XIX, debatendo acerca das teses de loucura e irreligiosidade.
Araújo, Ubiratan Castro dePor uma História Política da Economia EscravistaTomando como referência uma Nova História Política, que busca através "O Político" - o "carrefour" onde se entrecruzam e se condensam as mais variadas relações sociais - a percepção do movimento global das sociedades, empreende-se a reconstituição do entrechoque dos interesses dos diversos grupos, secções e classes de uma Bahia escravista do século XIX, que resultou não apenas na reafirmação da escravidão como instituição, mas, também, na formulação e implementação, por parte de uma elite açucareira baiana, de uma verdadeira política de subdesenvolvimento.
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