Pré-visualizar | Autor(es) | Título | Resumo |
| Risério, Antonio | Carnaval: as cores da mudança. | O Brasil não é "o país do carnaval", como se lê no título do romance de Jorge Amado - e sim um país de "muitos carnavais", como se ouve na canção de Caetano Veloso. |
| Bahia. Secretaria de Cultura. IPAC | Carnaval de Maragojipe | No ano de 2007, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, do município de Maragojipe, encaminhou ao IPAC, solicitação para o registro do Carnaval daquela cidade. |
| Bahia. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.Fundação Pedro Calmon. Assessoria de Comunicação | Catálogo Carnaval Ouro Negro | Carnaval Ouro Negro é um dos programas mais significativos criados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ele é um justo apoio a um conjunto de manifestações – afoxés, blocos afro, de samba, de percussão, de reggae de Salvador e Feira de Santana – vital ao carnaval contemporâneo da Bahia. |
| Bahia. Secretaria de Cultura. IPAC | Festa da Boa Morte | Este estudo sobre a Festa da Boa Morte, manifestação característica da religiosidade popular que acontece todos os anos na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, foi norteado pela premissa de que o bem cultural, como todo o signo, tem um imprescindível suporte físico - dimensão material que é o supote de comunicação; uma estrutura simbólica que lhe dá sentido. |
| Bahia. Secretaria de Cultura. IPAC | Festa de Santa Bárbara | Na cultura afro-brasileira, no dia 04 de dezembro o povo da Bahia celebra o rubro sangue que ferve nas veias das belas mulheres rebeldes libertadas, senhoras de suas próprias cabeças. |
| Mendes, Érika do Nascimento Pinheiro | A LAVAGEM DAS ESCADARIAS DO NOSSO SENHOR DO BONFIM DA BAHIA: IDENTIDADE E MEMÓRIA NO FINAL DOS OITOCENTOS. | Este artigo analisa a importância da lavagem das escadarias
da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o significado dessa comemoração como um
lugar de memória e a relevância dessa para a elaboração e reelaboração de
identidades, no final do século XIX. |
| Lima, Zélia Jesus de | O papel das mulheres negras/baianas (entidades) no cortejo da festa do Bonfim sob a ótica da mídia publicitária. | O objetivo deste artigo é discutir o papel das mulheres negras/baianas (representantes dos
terreiros de Candomblé) no cortejo da festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, nas últimas
décadas do século XX, associado à publicidade |
| Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de | Santos, deuses e heróis nas ruas da Bahia: identidade cultural na Primeira República | Este artigo trata da religião e religiosidade negra como identidade cultural no pós-abolição. |